VINIPORTUGAL REFORÇA INVESTIMENTO NA PROMOÇÃO DO VINHO A COPO 21 Dezembro 2012 VINIPORTUGAL REFORÇA INVESTIMENTO NA PROMOÇÃO DO VINHO A COPO

A campanha A Copo promovida pela ViniPortugal encerra 2012 com um balanço muito positivo, tendo promovido a adesão de 150/200 restaurantes ao serviço de vinho A Copo, conseguiu motivar vários profissionais do canal Horeca que participaram nas 65 formações A Copo, desenvolvidas de Norte a Sul, e mobilizado diversos consumidores para o consumo do vinho A Copo através das festas A Copo realizadas no Porto e em Lisboa.

Em 2013 a campanha continuará a promover o consumo moderado e responsável de vinho, sensibilizado os consumidores para as vantagens da opção a copo, incentivará o canal Horeca a disponibilizar um serviço de vinho a copo, de qualidade e incrementará a procura de vinho a copo, por parte do consumidor.

A campanha prosseguirá organizada em três planos distintos de intervenção: as acções de formação, dirigidas a profissionais de restauração e bares; a presença de um balcão do A Copo em eventos diversos, onde se procurará divulgar junto dos consumidores a opção A Copo e as suas vantagens e, finalmente, Festas de Rua onde se celebra o vinho A Copo, com um grande enfoque para o consumo moderado e responsável. Estas últimas acções conseguiram, em 2012, abranger 16.500 consumidores participantes nas festas e, pelo seu impacto mediático, alavancaram a promoção do serviço de vinho A Copo e das vantagens associadas.

As acções de formação tiveram o objectivo de cativar os profissionais da hotelaria, restauração, enotecas, bares e wine bares, sensibilizando-os para a importância de uma correcta implementação e gestão do serviço a copo, e para a possível contribuição deste serviço no aumento de vendas, fidelização de clientes e promoção de momentos de consumo.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que “sensibilizar o público consumidor e o canal Horeca para as vantagens do consumo de vinho a copo é a prioridade da ViniPortugal no mercado nacional. Através da campanha A Copo, a ViniPortugal investe num processo educativo que ambiciona mudar a cultura do vinho em Portugal, contando com o canal Horeca como forte aliado na promoção do conhecimento sobre a diversidade dos vinhos produzidos em Portugal.”

“A iniciativa pretende mudar hábitos, sobretudo culturais, junto de consumidores, jovens ou menos jovens, que apreciam as coisas boas da vida e de viver com prazer. Mas há ainda um grande percurso a fazer junto de muitos restaurantes, que ora não têm vinho a copo, ora oferecem um único vinho, nem sempre de qualidade distintiva. O conceito de vinho a copo é bem diferente pois pretende proporcionar ao consumidor diversas alternativas de escolha, vinhos diferentes, para diferentes gostos, diferentes combinações gastronómicas ou momentos, mas sempre bons vinhos.” salienta o mesmo responsável.

A campanha pretende ainda demonstrar à restauração que a disponibilização de uma carta de vinhos A Copo gera valor no seu serviço, e sensibilizar este canal para o correcto serviço do vinho nos estabelecimentos de restauração e bebidas, na medida em que um bom serviço pode ser determinante para o aumento de consumo de vinho nos restaurantes nacionais. Em 2012 a ViniPortugal reforçou o investimento em formação para a restauração, lançando ainda um 2º nível de formação para restaurantes e bares que já adoptam soluções a copo mas gostariam de melhorar a oferta e a qualidade do serviço.