Sobre a campanha A Copo 30 Dezembro 2010

A prioridade da campanha A Copo, criada no final de 2010, é sensibilizar o canal Horeca para as vantagens da implementação do serviço de vinho e promover um novo hábito de consumo de vinho junto do público consumidor.

Através da campanha A Copo a ViniPortugal investe num processo educativo que ambiciona mudar a cultura do vinho em Portugal, contando com o canal Horeca como forte aliado na promoção do conhecimento sobre a diversidade dos vinhos produzidos em Portugal.

A campanha tem ainda o objectivo de comunicar as inúmeras vantagens associadas ao vinho a copo tanto para os consumidores como para o canal Horeca.

Para os consumidores o serviço de vinho a copo apresenta benefícios pois facilita o acesso a uma grande diversidade de vinhos de elevada qualidade, de forma moderada e responsável, a um preço mais acessível. Mas o acesso a vinhos premium é também facilitado, podendo ser degustado mais do que um numa só refeição, numa perfeita harmonização com um menu, sem necessidade de consumir uma garrafa inteira.

Para os restaurantes, bares e enotecas, as vantagens situam-se ao nível da disponibilização de um serviço diferenciador, que gera valor no seu serviço, é cada vez mais procurado e assume-se como um factor de fidelização.

No âmbito da campanha A Copo, a associação auscultou, formou e classificou bares, restaurantes e wine bars de norte a sul do país para criar um roteiro de serviço de vinho a copo de excelência garantida.

Desenvolveu ainda diversas acções de formação com o intuito de cativar os profissionais da hotelaria, restauração, enotecas, bares e wine bares, consciencializando-os para a importância de uma correcta implementação e gestão do serviço a copo, e para a possível contribuição deste serviço no aumento de vendas, fidelizando clientes e promovendo de momentos de consumo.

Em 2012 a ViniPortugal reforçou o investimento em formação para a restauração, lançando ainda um 2º nível de formação para restaurantes e bares que já adoptam soluções a copo mas gostariam de melhorar a oferta e a qualidade do serviço.