Após fechar 2012 com um balanço muito positivo, a campanha A Copo continuará a promover, ao longo de 2013, o consumo moderado e responsável de vinho, sensibilizando os consumidores para as vantagens da opção a copo e incentivando o canal Horeca a disponibilizar um serviço de vinho a copo, de qualidade, incrementando a procura de vinho a copo por parte do consumidor.
A campanha A Copo promovida pela ViniPortugal encerrou 2012 com um balanço muito positivo, tendo promovido a adesão de 150/200 restaurantes ao serviço de vinho A Copo, motivado vários profissionais do canal Horeca que participaram nas 65 formações A Copo e mobilizado diversos consumidores para o consumo do vinho A Copo, através das festas A Copo realizadas no Porto e em Lisboa.
No Fórum Vinhos de Portugal foram divulgados os planos de promoção, analisado o comportamento do mercado nacional, evolução das exportações, e foram debatidos temas cruciais para o futuro da fileira como a sustentabilidade da fileira da vinha e do vinho, a agricultura sustentável e a biodiversidade.
As festas A Copo, promovidas pela ViniPortugal em 2012, conseguiram uma duplicação na procura de vinho a copo na cidade do Porto e uma forte adesão em Lisboa. A segunda edição da iniciativa envolveu 16.500 consumidores, nas duas acções, e cumpriu o objectivo de promover o consumo de bons vinhos portugueses a copo, como forma de aceder a diversas opções de elevada qualidade, com moderação, em momentos de descontração e convívio.
A prioridade da campanha A Copo, criada no final de 2010, é sensibilizar o canal Horeca para as vantagens da implementação do serviço de vinho e promover um novo hábito de consumo de vinho junto do público consumidor.